Como escolher um telescópio?


Quando decidi que queria aprender sobre astronomia e comprar um telescópio muitas dúvidas surgiram e, felizmente, eu pesquisei muito, mas muito mesmo!
Foi aí que percebi que quase tudo o que eu pensava sobre os telescópios estava errado.

No início até que foi meio complicado para aprender a respeito, mas com um pouco de paciência eu aprendi o básico que se precisa saber na hora de comprar seu telescópio. Leia atentamente o texto abaixo, analise e pense muito bem. Aconselho a leitura antecipada das outras matérias específicas que escrevi aqui no blog, ler esse artigo sem conhecer esses outros pode deixá-lo um pouco confuso:
> Tipos de telescópios, Os tipos de montagem.


O que realmente importa?
No início, quando começamos a despertar nosso interesse em astronomia, ou simplesmente, em aparelhos de observação, a primeira coisa que vem em nossa cabeça é "quero um telescópio com um aumento de 700x, ou 800x" porém, esse é um erro que pode te fazer se decepcionar com seu equipamento, entenda agora os pontos que são mais importantes na hora de comprar seu telescópio.

Abertura
A abertura é o fator mais importante do telescópio, é ela que define quanta luz ele irá receber, quanto mais luz consegue entrar mais nítida e brilhante será a imagem que você verá. Para saber quanto seu telescópio tem de abertura, basta saber o diâmetro dele, um telescópio com 200mm de diâmetro tem, naturalmente, 200mm de abertura.

O poder de aumento "700x, 800x, etc."
Não se iluda com esse detalhe, é comum vermos anúncios chamativos com detalhes como esse.
Quase qualquer telescópio pode aumentar a imagem quantas vezes você quiser, porém, o resultado nem sempre será satisfatório.
Quanto mais luz entrar em seu telescópio, mais a imagem poderá ser ampliada, quando você amplia a imagem a luz será refletida em um espaço maior e isso fará co que a imagem perca um pouco de luminosidade, e assim, cada vez a imagem fica mais escura, até chegar a um ponto que você não conseguirá ver nada.

Para calcular o limite máximo de aumento de um telescópio, basta multiplicar sua abertura em milímetros, por 2, ou seja, um telescópio de 200mm de abertura pode aumentar de forma satisfatória até 400x.
Obs: Você poderá usar equipamentos para ampliar esse aumento, e assim conseguir 500 ou 600 vezes, porém, isso vai acabar com a qualidade da imagem que você esta observando.
Viu como a abertura é o que realmente importa em um telescópio?

Atenção! é importante ressaltar que, quanto maior a abertura de seu telescópio, maior e mais pesado ele será, dessa forma o transporte pode se tornar difícil e muitas vezes inviável.

Seeing
O seeing é uma pequena distorção da imagem causada pela atmosfera terrestre, quanto maior a abertura de um telescópio maior será o efeito que ele sofrerá.
As correntes de ar da atmosfera influenciam mais nesse efeito, assim como o local de observação, limitando assim, o aumento de seu telescópio.

Depois de ler tudo isso, além das outras materias que mencionei, você já deve ter uma noção melhor sobre a realidade dos telescópios. Espero que esse artigo tenha sido útil para você e que agora esse maravilhoso mundo de descobertas esteja mais claro em sua cabeça.

Para deixar sua experiência ainda melhor, visite a pagina Links Úteis, lá você encontrará links para outras matérias de outros sites que te ajudaram muito na sua jornada.

Aprenda mais nos links abaixo:

> http://brazilastronomy.com/instrumentos/como-escolher-um-telescopio/ 
> http://www.astronomoamador.net/2009/escolher-o-primeiro-telescopio
> http://www.sigmasociety.com/como_escolher_um_bom_telescopio.pdf

Um grande abraço a todos!
Céus limpos.

Postar um comentário