Montagem equatorial vs Latitude baixa

Para se colocar uma montagem equatorial em estação, para que ela possa funcionar de forma correta, é necessário ajustar a escala de latitude de acordo com o local de observação, o que pode ser um grande problema, dependendo do modelo de sua montagem equatorial e do local em que você se encontra.

Eu me deparei com esse problema quando decidi comprar meu telescópio junto com uma montagem equatorial, pesquisei e perguntei em vários fóruns e sites especializados a respeito.

Eixo de latitude de uma montagem equatorial

Mas qual é o problema?
Em alguns modelos de montagem equatorial, quando se ajusta o eixo de latitude, o contrapeso do telescópio acaba batendo em uma das pernas do tripé, impedindo que a montagem desça até ficar na posição correta. Dessa forma, caso o observador precise ajustar a montagem para uma latitude baixa, seria necessário girar o eixo de ascensão reta para que o contrapeso fique ao lado da montagem, mas isso é um terrível incomodo em alguns casos, uma vez que é necessário erguer a montagem quase todas as vezes que o telescópio mudar de posição.

Montagem com o contrapeso em contato com o tripé, impedindo que a latitude seja menor que 20 graus.

A solução
Depois de já estar quase desistindo de comprar o telescópio por causa desse problema (sim, eu não queria uma montagem Azimutal) eu descobri que a montagem também poderia ser usada com um pilar de extensão, ou com um pilar fixo, itens que podem ser confeccionados em sua casa, caso você tenha o material e as ferramentas necessárias para fazê-lo, ou, você poderá comprá-los.

Pilar de extensão antes e depois de ser instalado em uma montagem equatorial EQ-5

Caso você seja como eu, e não tenha material e tampouco ferramentas, o único local onde você encontrará esses itens, é no site Armazém do Telescópio, foi lá que comprei meu pilar de extensão e pude finalmente acabar com o medo de ter uma montagem equatorial.

Pilar completo, item que substitui completamente o tripé da montagem

A maior parte das imagens que você viu aqui foi retirada do próprio site do Armazém do Telescópio. Visitando o site você terá mais detalhes e poderá fazer perguntas ao pessoal da equipe pra sanar melhor suas dúvidas. O preço de um equipamento como esse pode parecer alto, mas é preciso levar em consideração a ajuda que ele vai proporcionar, uma vez que você poderá usar sua montagem equatorial normalmente, principalmente se você pretende tirar fotos dos astros.

Para visitar a página do Armazém do Telescópio você pode clicar aqui.

Boas observações,
Céus limpos!

Postar um comentário